Acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devido à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
Principais indicativos no que se refere à qualidade da Acupuntura:
- Inúmeras possibilidades de aplicação. É útil em qualquer doença, não importando sua localização.
- Diminuição do uso de medicamentos. Atualmente, o uso de medicamentos está se tornando abusivo, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais.
- Simplicidade da instrumentação necessária. A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte.
- Segurança no tratamento. A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis.
- Complementa as lacunas da medicina moderna. Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente muitos dos problemas que atingem o ser humano.
- Muitas doenças são difíceis de diagnosticar. A Acupuntura é um método auxiliar no diagnóstico.
As Inúmeras Vantagens e Benefícios da Acupuntura
A sensação proveniente da aplicação das agulhas pode denotar alterações neurológicas. Se a doença é funcional, a Acupuntura, via de regra, traz melhoras evidentes. Se já houve lesão orgânica, ela serve como prova terapêutica.
A Acupuntura, isoladamente ou associada a Fitoterapia, obtém melhores resultados que a alopatia. Por exemplo, a síndrome de abstinência de drogas, que a medicina ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente.
Entre as vantagens e benefícios da acupuntura está, como ponto principal, a prevenção de doenças dessa modalidade de terapia. Há, inclusive, quem se submeta à prática apenas para obter, ou manter, seu bem-estar.
De uma forma geral, a acupuntura não tem contraindicação, e pode ser feita até mesmo em crianças.
Sabe-se que o mecanismo de ação da Acupuntura tem uma ligação muito próxima com o sistema nervoso e o movimento da água no organismo.
Ao ser estimulado, o ponto envia um tipo de mensagem dos nervos periféricos até a medula e o cérebro, que compõem o sistema nervoso central.
A acupuntura é indicada principalmente para dores musculares e osteomusculares, dores agudas e cefaleia. Mas pode, também, ser empregada para aliviar asma, náuseas e vômitos.
Um pouquinho de História
A Acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos, e aqui é considerada terapia complementar. Somente em 1995, foi reconhecida como especialidade médica.
Mais tarde, em 2006, foi incluída pelo Ministério da Saúde no grupo das Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, hoje há quase 2 milhões de profissionais especializados em Acupuntura no Brasil.
Mas, muita Atenção!
Quando praticada por profissionais qualificados e treinados com rigor, a técnica é segura. Por isso, verifique as credenciais do terapeuta antes de aderir ao tratamento.
Este artigo tem somente o propósito informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte sempre um MÉDICO para a sua avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.